quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PESSOAS TÓXICAS

Tóxico, de acordo com o dicionário, é tudo aquilo que tem a capacidade de envenenar. E veneno é tudo aquilo que mata os seres vivos ou os torna doentes.

Quando falamos em doença, logo pensamos em nossas dores físicas. Imaginamos que ficar doente vai nos impedir de fazer tudo o que gostamos ou precisamos fazer e, por consequência, ficaremos inválidos, dependentes dos outros para viver.

Porém, há um tipo muito grave e silencioso de doença que nos domina e nos torna altamente vulneráveis: as doenças da alma. Elas são silenciosas porque são resultados das coisas que absorvemos sem perceber. Aguentamos em silêncio uma crítica injusta, um tratamento incorreto, uma grosseria gratuita e, sem perceber, vamos acumulando energias negativas que destroem nosso corpo.

Você só começa a perceber os efeitos dessas doenças quando a sua paz interior se esvai. Se antes você era uma pessoa positiva, que vivia tentando convencer as pessoas de que tudo sempre dá certo no final, você vai começar a reclamar de tudo, a achar que tudo está errado no mundo e que o sofrimento não vale a pena, não importa o que aconteça no final. Você vai se pegar achando que tinha que ser diferente, que poderia ser menos doloroso.

Junto com a sua paz, vai embora a sua paciência. Você vivia tentando colocar panos quentes em tudo, acabar com as discussões, resolver tudo em paz, mas agora se cansou disso tudo e acha que não adianta mais resolver as coisas com calma. Suas conversas racionais começam a se tornar discussões cada vez mais exacerbadas. Você não escolhe mais hora, nem lugar para resolver as coisas. Quer falar na hora, do seu jeito, e tudo o que passa pelo seu coração acaba saindo pela boca.

Mas tudo isso você só vai perceber quando seu corpo avisar. Quando suas noites de sono tornarem-se mais curtas. Quando sua cabeça começar a doer com frequência, as dores musculares não te deixarem respirar e seu estômago queimar ao ponto de parecer que tudo o que você engolir vai pegar fogo.

Você pode agir para combater esses sintomas. E a coisa mais importante é perceber onde eles surgiram. Existem pessoas altamente tóxicas, que já estão contaminadas com essa doença, com as quais você convive, e que colaboram muito para esse seu estado de espírito.

É um ciclo vicioso: pessoas tóxicas te contaminaram e te transformaram em alguém que você não era e, se você não se cuidar, você também se tornará uma pessoa tóxica e sairá contaminando outras por aí. Pessoas tóxicas não sabem que o são, não tem consciência de que estão doentes e estão adoecendo os outros. Identificar em que parte do ciclo você se encontra é extremamente importante para saber se você se precisa se cuidar para não ser atingido ou para não machucar ninguém.

Observe e identifique as pessoas tóxicas, procure se fortalecer para conviver com elas. Procure ajuda espiritual e médica, mas não deixe que essas pessoas negativas e de mal com a vida continuem te machucando. E se possível, afaste-se delas.


Ninguém merece viver com medo e sofrendo o tempo todo.