quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Etiqueta no trabalho



Embora tenho falado bastante em meus últimos textos sobre saúde e alimentação, tem um assunto que eu considero bastante relevante dentro desse contexto de cuidado com a imagem, que é o comportamento das pessoas. Em qualquer ambiente, o comportamento e postura devem ser condizentes com a atmosfera do lugar. Quem vive ao "estilo Gabriela" - eu nasci assim, vou morrer assim - demonstra uma grande falta de respeito pelo colega ao lado e vai contra a realidade em que vivemos, em que as pessoas precisam conviver o tempo todo. Ninguém consegue viver numa bolha, sem contato nenhum com outra pessoa. E a partir do momento em que existe contato, deve existir um comportamento que ajude a tornar a convivência mais harmoniosa possível.

Tenho tanta coisa para falar sobre o comportamento das pessoas em público - assunto sobre o qual eu vivo me policiando e, ainda assim, cometendo gafes - mas hoje vou focar na questão do comportamento no local de trabalho, que é onde nós, pobres trabalhadores, passamos a maior parte dos nossos dias. Já parou para pensar em tudo o que acontece durante as oito horas (no mínimo) em que você passa ao lado de pessoas que até pouco tempo atrás eram desconhecidas? Agora, se dentro de casa, com a família, as regras precisam ser cumpridas para manutenção da paz e coletividade no ambiente, imagina só como precisa ser com aquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, acabaram sendo obrigadas a conviver com você?

Pesquisei muito sobre o assunto e encontrei várias regrinhas bacanas que podem ajudar a orientar nossos comportamentos no ambiente de trabalho. Também me espantei com a quantidade de erros que cometo, muitas vezes sem perceber. Vou listar aqui algumas delas:

TELEFONE CELULAR

Ele aparece no topo da lista porque todo mundo tem um.
Nos dias atuais, com a evolução tecnológica, o celular virou acessório básico. As pessoas ficam focadas no aparelho o tempo todo, até a postura corporal está mudando por conta da posição braço-elevado-cabeça-baixa que ele causa. São inúmeros aplicativos e facilidades de comunicação.
Existem empresas que proíbem o uso do celular durante o horário de trabalho, e empresas que permitem até que o aparelho seja usado como ferramenta de trabalho, mas para tudo tem que ter bom senso:
_ MANTENHA O CELULAR EM MODO VIBRATÓRIO APENAS, OU SILENCIOSO - nada é mais chato que aqueles barulhinhos de mensagem chegando o tempo todo;
_ NÃO PROLONGUE AS LIGAÇÕES - se a empresa permite que você utilize o celular, pelo menos seja breve e deixe claro para a outra pessoa do outro lado da linha que você está em horário de trabalho;
_ ESTIPULE LIMITES: escolha alguns intervalos curtos durante o dia (máximo 10 minutos) para verificar suas mensagens e responder o que for urgente;
_ NÃO FIQUE OUVINDO VÍDEOS E MÚSICAS EM VOLUME ALTO: fone de ouvido manda lembranças;
_ NÃO FIQUE ENVIANDO MENSAGENS PARA OS COLEGAS: aquelas com áudios longos e vídeos que possam tomar tempo demais e causar distração. Dica pra vida, inclusive.

PRIVACIDADE

Em uma empresa todos estão trabalhando. Pelo menos é o que se espera.
Não seja o chato que fica interrompendo o raciocínio das pessoas. Observe, veja se a pessoa está ocupada, se possível avise que gostaria de falar e aguarde até que a pessoa te procure. Atrapalha muito quando a pessoa precisa se concentrar em alguma atividade e você a interrompe.

RESPEITE O ESPAÇO ALHEIO


Mesmo que não existam barreiras visíveis, como paredes ou baias, cada pessoa cria em torno de si uma atmosfera para trabalhar, composta de hábitos e necessidades básicas para executar sua função. Isso é necessário, principalmente em atividades que envolvem raciocínio, criatividade e contato com clientes.
Sabe aquele chefe que chega "do nada" do seu lado e vai falando o que precisa, sem nem saber se você está concentrado em alguma coisa? Ou aquele colega que te manda um e-mail e vem até a sua mesa te avisar que mandou o e-mail? Então, isso é uma tremenda falta de respeito com o espaço alheio. Mesmo que seja rapidinho, um segundo basta para que a concentração seja perdida e o trabalho tenha que recomeçar.
Dica: envie um e-mail ou uma mensagem adiantando o assunto e peça que a pessoa o procure para conversarem sobre isso.

MESMO O MELHOR EMPREGO DO MUNDO NÃO É A SUA CASA

A menos que você trabalhe em casa e sozinho, qualquer outro lugar compartilhado deve ser respeitado como tal: como compartilhado.
Naqueles momentos de descontração com os colegas, em que até o chefe participa, fique atento ao seu tom de voz, gestos espalhafatosos que possam provocar acidentes ou piadas de mau gosto que possam ofender alguém.
Não se esqueça de que existe um espaço a ser respeitado (vide tópico anterior) e pessoas que executam funções que exigem silêncio.

CUIDE DA SUA APARÊNCIA

Muitas empresas adotam o uso de uniformes como forma de padronizar sua equipe. Outras tem um estilo mais despojado, em que é permitido ousar um pouco no vestuário. Mas existem algumas regras importantes para não errar:
_ Roupas curtas ou decotadas: o chefe tem esposa, a chefe tem namorado, o cliente pode levar a mãe com ele em uma visita. Dar de cara com uma recepcionista com pernas à mostra ou um funcionário de camiseta regata mostrando o resultado alcançado na academia não é nada profissional;
_ Chinelo, sapato furado, calça suja, camisa amassada, barba desgrenhada, cabelo bagunçado, nada disso é apresentável diante de qualquer pessoa;
_ Mau cheiro é insuportável em qualquer lugar, principalmente um lugar que as pessoas tem que dividir com você o dia todo;
_ Boné só é aceitável se você for jogador de baseball. Em campo;
_ Perfume não substitui um banho, e cheiros fortes podem até causar crise alérgica em outras pessoas.

OBSERVE O QUE ACONTECE A SUA VOLTA

Eu amo trabalhar com música. Me embala, me motiva, me ajuda na concentração. E muitas vezes, na tentativa de terminar o que estou fazendo, aumento o volume para ouvir cada vez menos os sons externos. Até que percebo que as pessoas precisam vir até mim ou até mesmo me chamar por telefone, porque não escuto quando me chamam.
Chato né?
E também tem gente que batuca na mesa, fica batendo o pé no chão quando ouve uma música mais empolgante, deixa o volume tão alto que pode ser ouvido por quem está ao lado, canta, assovia...
Eu vou me policiar para não ser mais a alienada do fone de ouvido.
E você?

Nenhum comentário: