Uma das coisas que eu só entendi agora, depois consegui começar cuidar da minha saúde, é que o primeiro passo para tornar isso possível é entender que você precisa de um tempo pra você.
Eu sempre fui muito encanada com pontualidade, compromissos e o cumprimento das minhas obrigações. Não que agora eu seja uma pessoa desleixada, até porque considero a pontualidade uma coisa extremamente importante, mas passei a entender que podia reduzir um pouco da minha preocupação para o meu próprio bem.
Exemplo: entro às 9h no trabalho, mas gosto de sair de casa me programando para chegar antes das 8h30. Porque o ônibus pode atrasar, o carro pode enguiçar, o trânsito pode parar, porque quero ligar o computador e me atualizar das notícias do dia antes de começar a trabalhar... E se você refutar qualquer um desses motivos, terei vários outros na manga. Porém, se um amigo me pede para fazer um favor às 8h30 da manhã, eu paro tudo e faço, porque não vejo problema nenhum em chegar ao trabalho às 9h. Percebe como eu sou uma pessoa confusa, né?
O que eu quero dizer é que só consegui começar a me cuidar quando percebi que esse tempinho que eu só dedicava aos outros poderia ser usado a meu favor. E a partir de então ficou muito mais fácil me programar para preparar uma bela salada pela manhã para ter um almoço fresquinho no trabalho, fazer meus exercícios, caprichar na maquiagem e tantas outras coisas que eu deixava de lado ou fazia de qualquer jeito.
Quer começar a mudar de vida? Repare em todos os minutinhos do seu dia em que vocês faz coisas que não te ajudam - e provavelmente não ajudam ninguém - e converta em um tempo só para você. Use esse tempo para cozinhar com capricho, aprender uma música nova, ler uma página de um livro que seja, mas comece mesmo que seja aos poucos. Garanto que vale a pena.
E por falar em tempo, minha manhã hoje rendeu:
* Escolhi curtir 15 minutos de preguiça antes de sair da cama;
* Fiz todos os exercícios, desde o alongamento até a posição do japa, que eu detalhei
nesse post aqui;
* Fiz essa salada linda e deliciosa (lá no final eu conto tudo o que tem nela)
 |
Salada de beleza |
* Tomei um café da manhã preparado com muito capricho (receita lá no final também);
 |
Tapioca com queijo branco e peito de peru, suco e um punhado de goji berry |
* Finalizei a minha sopa para o almoço.
Aquela que eu citei no
post anterior, só que dessa vez reduzi a pimenta e coloquei manjericão fresco. Hummmm
E tudo isso naquele tempinho em que eu ficaria zanzando por aí, ou sentada em frente ao computador criando barriga.
Se eu não te convenci, espero ter colocado uma pulguinha atrás da orelha.
Até a próxima!
Receitas de hoje
Salada de beleza
Ingredientes:
1/2 xícara de
grão de bico cozido
4 folhas de alface picadas
6 tomates uva cortados ao meio
2 colheres (sopa) de Quinua cozida
1 colher (sobremesa) de amaranto cozido
6 rodelas de pepino japonês picadinho
2 talos de brócolis cozidos no vapor
1 ovo cozido e picado
1/2 cenoura ralada
Modo de preparo:
Eu sei que deu preguicinha só de ler os ingredientes, né?
Mas vou contar vários segredinhos:
_ O grão de bico eu cozinho 500g de uma vez, separo em potinhos e congelo. Na hora de consumir, é só passar em água corrente ou uma água levemente morna se você tiver pressa.
_ Alface, pepino e tomate é só lavar e cortar
_ A Quinua eu cozinho 1/2 xícara e guardo na geladeira. Dá para a semana inteira.
_ 3 colheres de amaranto cru também são suficientes para a salada da semana toda.
_ O brócolis não dura tanto, mas eu costumo comprar na feira aqueles pacotes que jé vem com ele cortado, com uns 6 ou 7 talinhos, porque aí não estraga. Cozinho tudo de uma vez
do jeito que ensina nessa tabela, e guardo na geladeira para usar por uns 3 dias.
_ Se não der para ralar a cenoura, pode lavar, descascar, e cortar do jeito que você preferir. Nessa salada eu coloquei crua. Como eu tenho processador em casa, sempre ralo duas cenouras de uma vez e congelo as porções em potinhos. Depois é só colocar na água para separar e escorrer.
_ Ovo e pepino sem segredo, né? Ovo cozido por 10 minutos e pepino lavado e picado cru. Eu cozinho logo 3 ovos e deixo na geladeira para usar.
Isso de cozinhar bastante e deixar pré-preparado é bom para eu me policiar. Se está mais fácil, tenho menos preguiça. E se está na geladeira tenho que comer para não estragar, porque tem muito tempo, dinheiro e gente passando fome envolvidos pra gente sair jogando comida fora.
Porque salada de beleza?
A
Quinua é cheia de proteínas (mais que soja, arroz ou aveia) e ótima para os músculos. Além disso é boa fonte de Ômega 3 e Ômega 6, protegendo o coração. Tem maior teor de ferro que o feijão, cálcio para os ossos, fibras, vitaminas C e E, zinco (que reforça a imunidade) e sem glúten.
Para cozinhar, é só deixar de molho por umas 4 horas, escorrer a água, levar ao fogo baixo com água até um dedo acima do nível dos grãos e deixar cozinhar até secar, igual arroz.
O
Amaranto é rico em proteínas, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Ajuda a regular a pressão arterial e o colesterol.
O grão é menor que o da Quina, e eu cozinho por 8 minutos, escorro a água e pronto.
Alface: é rica em vitaminas A, C, E e K, betacaroteno, pectina, fibra, lactucina, zinco, ferro, magnésio e potássio. Isso tudo serve para combater anemia, ajudar no metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, e anda funciona como sedativo natural para acalmar quem sofre com insônia e tensões.
Cenoura: rica em vitamina A, que age na defesa do organismo e ainda promove uma pele linda e saudável.
Pepino: tem muita água na composição e vitaminas que oferecem energia e fortalecem o sistema imunológico. É ótimo para a pele e trânsito intestinal.
Dica de ouro: se você exagerou na bebida alcoólica, comer algumas fatias de pepino antes de dormir podem te livrar da ressaca.
Tomate: rico em antioxidantes e vitamina C. Faz bem pra pele, reforça a imunidade e retarda o envelhecimento. Coloquei o tomate uva na salada porque é mais docinho, mas pode ser qualquer outro..
Ovo: tem carotenóides (que protegem a visão), tem proteínas e é um dos poucos alimentos que fornecem naturalmente a vitamina D. Além disso, ajudam no fortalecimento de unhas e cabelos, pois tem enxofre e várias vitaminas e minerais.
Grão de Bico: tem bastante proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. O que eu mais gosto é que não curto muito feijão, e ele faz bem o papel de substituto.
Café da manhã com tapioca e suco (quase) verde
Ingredientes da tapioca:
Goma de tapioca
Queijo branco
Peito de peru
Modo de preparo:
Ingredientes da tapioca:
Suco de 2 laranjas
Suco de 1 limão
Uma folha de couve
Um pedaço pequeno de gengibre (do tamanho de uma azeitona)
1 colher de farinha de linhaça
1/2 cenoura picada
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e coe, se preferir.
Eu chamo esse suco de "suco feio", porque ele fica feio mesmo. Mas é uma delícia.